
Corda
Dada uma circunferência de centro O a pontos A, B, C e D pertencentes a ela, temos os seguintes elementos: AB e CD.
Os segmentos AB e CD têm suas extremidades nessa circunferência. Dizemos que os segmentos determinados por dois pontos quaisquer da circunferência são cordas da circunferência.

Raio
Distância compreendida entre o centro e a extremidade da circunferência.

Diâmetro
Com base na figura anterior note que o segmento CD (corda) passa pelo centro da circunferência e se transforma no diâmetro da circunferência, também chamado de corda máxima.
Diâmetro da circunferência
É fácil perceber que a medida do diâmetro é o dobro da medida do raio. Se chamarmos D a medida do diâmetro e r a medida do raio, temos a seguinte relação:
D = 2 * r
Arco
Considere agora esta circunferência:

Angulo Central
Independente da sua forma o ângulo central tem sempre a mesma medida do arco AB correspondente.
O ângulo cental é aquele la pertinho do centro, já o arco AB é aquele "contorno" vermelho sobre a circunferência. Confira abaixo:

Ângulo inscrito
Em Geometria, um ângulo inscrito é formado quando duas retas secantes de um círculo (ou, em casos extremos, quando uma reta secante e uma reta tangente do círculo) intersectam o círculo por um ponto comum.
Tipicamente, é mais fácil pensar um ângulo inscrito como definido por duas cordas do círculo dividindo um ponto.

Relação entre duas cordas na circunferencia .
A circunferência possui algumas importantes relações métricas envolvendo segmentos internos, secantes e tangentes. Através dessas relações obtemos as medidas procuradas.
Cruzamento entre duas cordas
O cruzamento de duas cordas na circunferência gera segmentos proporcionais, e a multiplicação entre as medidas das duas partes de uma corda é igual à multiplicação das medidas das duas partes da outra corda. Observe:

AP * PC = BP * PD
Exemplo 1

x * 6 = 24 * 8
6x = 192
x = 192/6
x = 32
Nenhum comentário:
Postar um comentário